O GRUPO

GRUPO LONGÂNIME

O Grupo de Teatro Longânime foi fundado em outubro de 2005 a partir do V Circuito Pernambucano de Artes Cênicas de Pernambuco, projeto que teve patrocínio da FUNDARPE, na cidade de Macaparana e outras cidades do interior de Pernambuco, com o objetivo a descentralizar as artes cênicas em Pernambuco.

Foi fundado por seu diretor Miro Ribeiro, nome artístico de Waldomiro Ribeiro, o qual reuniu jovens participantes do V Circuito de Artes Cênicas de Pernambuco.

O nome LONGÂNIME foi escolhido a partir da história de luta do Grupo, frente às dificuldades que os integrantes do grupo enfrentavam para fazer e sobreviver de arte.

Longânime, do Latim longanimis, significa grandeza de ânimo; corajoso, generoso; palavra retirada de um dos textos para trabalho cênico e que resumia o perfil do grupo na época de sua fundação.
O Grupo Longânime tem apostado na formação de jovens artistas, através de oficinas, minicursos, aulas de canto, teatro e dança, formando novos artistas na cena pernambucana. Mais informações em: Grupo Longânime


NUPETI

O Núcleo de Pesquisa em Teatro para Infância (NUPETI),consiste num grupo de investigação em teatro para infância e juventude, buscando ferramentas teóricas e práticas a partir de estudos voltado para esse público.

É um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco através do Instituto Benfica, Teatro Joaquim Cardozo, PROEXT e Grupo de Teatro Longânime.

É formado por vários discentes da Universidade Federal de Pernambuco, de cursos diversos, em parceria com o Grupo de Teatro Longânime.

O NUPETI surgiu em 2013 e desde então tem fundamentado seu trabalho na investigação do teatro para infância e juventude na cena contemporânea. Os estudos permeiam desde discussões de textos e livros a experimentações de jogos dramáticos e improvisações, nos quais culminam na formação de produtos culturais .

Do núcleo já surgiu os espetáculos "Um menino num rio chamado tempo" e o Claro Caminho de Clara", textos inéditos criados a partir da experimentação e adaptação dos jogos teatrais de Viola Spolin. 

As ações do núcleo permeiam a partir de três pilares: Pesquisa/Produção/Partilhamento.
Desde sua fundação o núcleo preocupa-se no teatro para além do teatro. A investigação começa na busca do entender o universo da criança apoiando-se na psicologia cognitiva como  fortalecimento do processo, até chegar na produção de um produto a ser apresentado.


Os temas para as pesquisas surgem a partir das demandas dos integrantes semestralmente, já que cada semestre entram e saem integrantes pois o núcleo tem caráter acadêmico-extensivo. 

Dentre os temas já abordados, destacam-se: Morte,partidas, medos, questões de gênero, menor infrator, crianças de rua etc, os quais servem como norteamento para os espetáculos que cumprem temporadas no Teatro Joaquim Cardozo e participa de diversos festivais pelo país.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog